Use a Técnica Pomodoro para organizar seus ciclos

Gostaria de recuperar a produtividade nos estudos mesmo nos dias em que você não esta com disposição?

Imagine conseguir estudar mesmo quando não estiver com sua energia nos melhores níveis. Muito bom, não é mesmo?

Eu, pelo menos, acho a dor do arrependimento muito maior do que a dor da disciplina.

O que vou explicar nesse artigo é uma técnica que vai permitir com que estude o que precisa para que, mais tarde, não tenha que amargar o dolorido arrependimento.

Uso muito essa técnica e ela tem sido muito útil para mim. O legal é que ela não serve só para disciplinar uma pessoa. Ela pode de ajudar a gerenciar melhor o tempo mesmo dentre as coisas que você gosta e quer fazer.

Se você é uma pessoa que esta passando por muitos dias de indisposição (seja por qual motivo for) e não quer mais deixar os estudos de alguma matéria para depois, então leia esse pequeno artigo até o final e veja como a técnica funciona.

TÉCNICA POMODORO

Timer de cozinha da técnica pomodoro

Ela foi criada por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980, em sua época de faculdade onde haviam distrações por toda a parte.

A ideia veio quando ele percebeu que poderia usar um temporizador de cozinha em formato de tomate para marcar exatos 10 minutos em que ele ficaria totalmente concentrado nos estudos.

10 minutos podem parecer pouco tempo, mas, para quem está fazendo alguma tarefa que não gosta ou estudando algo que considera chato, esse tempo é uma eternidade.

Nesse tempo ele fazia de tudo para não se distrair com nada. No começo foi bem difícil ele conta que chegou a fracassar várias vezes.

Essa técnica de gestão de tempo acabou ganhando o nome de: Técnica Pomodoro

COMO A TÉCNICA POMODORO FUNCIONA

A Técnica Pomodoro (Tomate, em italiano) consiste em você ter ciclos de 25 minutos em que irá focar totalmente na atividade (seja no trabalho ou algo que tenha que estudar).

Nesses 25 minutos você NÃO deve fazer nada além de focar nessa atividade.

Cuidado com distrações, não se permita perder o foco por coisa alguma.

(Eu disse “coisa alguma”, mas, na verdade, se alguém precisar da sua ajuda para sobreviver, então, nesses casos, está liberado, blz?)

Após os 25 minutos, você vai se presentear com 5 minutos para descansar a mente. Principalmente, se estiver fazendo algo que não gosta.

Quando completar o 4º Pomodoro, fica liberado um descanço maior: 30 minutos (olha que beleza!).

Não se perca entre os Pomodoros. Para isso anote, em algum lugar, a quantidade de Pomodoros que completou.

Muito cuidado com o que vai fazer nesses 5 minutos para que eles não virem 50. Para evitar isso…

Nos intervalos, nada de facebook (ou qualquer outra rede social), use esse tempo para coisas do tipo: tomar uma aguá, ir ao banheiro, um café, ou algo super ultra mega urgênte.

É importante se policiar nos intervalos para que o seu foco não fique muito desviado prejudicando o início do próximo ciclo.

DICAS

Como cronômetro você pode usar seu celular. O melhor é usar a função de cronômetro mesmo e não o relógio. Melhor ainda se o seu cronômetro apita quando completa o tempo. Isso é para que você não tenha que ficar olhando para o relógio toda hora.

Para quem trabalha/estuda online eu recomento o site Tomato Timer que é bem bacana.

Se prefere fazer a instalação no seu computador, então, você pode usar o Tomighty.

Caso tenha gostado do temporizador em formato de tomate, então, pode encontrar para comprar. Acho que custa em média R$15,00.

Já foi comentado, mas, é tão importante que vou falar de novo:

Cuidado com o que você faz nos intervalos. Nada de ficar olhando o telefone, redes sociais, e-mails. Não deixe que 5 minutos virem 50.

Quanto ao tempo de 25 minutos… Não precisa ficar preso a ele. Se estiver muito difícil se concentrar por 25 minutos vale diminuir um pouco isso. Depois você pode ir aumentando.

E se os 25 minutos estão confortáveis, então você pode aumenta-los. Afinal de contas, o cronômetro é seu e você faz o que quiser 🙂

O importante mesmo é alcançar o objetivo de realizar a atividade desejada.

CONCLUSÃO

O funcionamento da Técnica Pomodoro ajuda a lidar com coisas que consideramos desagradáveis ou quando queremos dividir melhor o tempo dentre as coisas que precisamos fazer.

É uma técnica bem simples, mas, com certeza, deve fazer parte da sua caixa de ferramentas.

Abraço,

Alexandre Afonso

Imagens: pixabay