Importância do sono no aprendizado

Muitas pessoas já devem ter te falado que você precisa dormir bem para trabalhar ou estudar melhor.

A questão é:

Vale sacrificar algumas horas de sono para poder prolongar o período de estudos?

Apesar de sempre ouvir falar sobre isso ignorei por muuuuito tempo.

Nesse artigo vou explicar, para você, a parte cientifica do porque que eu estou me esforçando para mudar o meu péssimo hábito de dormir tarde.

O GRANDE ERRO

Vou começar respondendo a questão que deixei em aberto:

Vale sacrificar algumas horas de sono para poder prolongar o período de estudos?

A resposta é não.

Estudar com sono é praticamente a mesma coisa de não estudar.

Dificilmente você conseguira aproveitar esse tempo de estudo e, consequentemente, terá que iniciar praticamente do zero o que já pensava ter estudado.

Ai você pode me dizer:

Mas Alexandre, eu não tenho tempo para estudar e dormir bem.

No final do artigo, vou passar para você algumas coisas que podem ser feitas para aproveitar melhor o seu dia.

Antes vamos falar um pouco sobre o porque você deve arrumar esse tempo:

IMPORTÂNCIA DO SONO

Você já deve saber sobre a importância do sono para o corpo. A primeira ideia é que: se faz bem para o corpo então faz bem para o aprendizado.

O que acontece é que estudos tem provado que isso vai além.

Apesar de a relação sono, aprendizagem e memória ainda não ser completamente entendida, já são evidentes, através de pesquisas e testes, os fatos que comprovam os benefícios dessa relação.

Limpeza de toxinas

Por muito tempo foi discutido sobre a importância do sono para o cérebro, mas, foi recentemente que a Dr. Nedergaard (e sua equipe) descobriu que o cérebro usa o período de sono para purificar-se.

Acontece que o simples fato de estarmos acordados faz com que sejam criadas toxinas em nosso cérebro.

Toxinas essas que são liberadas durante a noite, ou melhor, enquanto dormimos.

Em nosso período de sono a células do nosso cérebro se encolhem aumentando o espaço entre elas. Com isso os fluídos podem deslizar pelas células e lavar essas toxinas.

Esse processo faz com que seja possível raciocinarmos com mais clareza após uma boa noite de sono.

Consolidação da memória

Apesar de ainda existir contestações quanto em que fase do sono isso acontece, parece ser de consenso que acontece enquanto dormimos.

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro sono facilita a separação entre as memórias que devem ser esquecidas e as que você deseja fixar.

Ele realoca as memórias de uma região chamada hipocampo para regiões corticais que permitiram que a lembrança persista por muito tempo.

A dica aqui é que você deve deve tentar fazer suas revisões antes de dormir. Pois…

Já foi comprovado que estudar antes de dormir ajuda na memorização.

Uma outra coisa que pode-se concluir com isso é que estudar um pouco por dia é melhor do que estudar tudo de uma vez.

Como exemplo, vamos supor que você esteja pensando em investir somente uma hora para o conteúdo XYZ.

Nesse caso, é melhor que você estude o conteúdo XYZ somente 10 minutos por dia até completar 1 hora (obviamente, seriam gastos 6 dias para isso) do que estudar essa uma hora de uma vez só.

Dormir para descobrir

Já foi demonstrado também que uma boa noite de sono aumenta a nossa capacidade de apresentar soluções para problemas difíceis.

Como existe uma “desativação” do seu consciente, outras áreas do cérebro começam a conversar mais facilmente umas com as outras.

Talvez você já até tenha passado pela experiência de acordar com a solução de algum problema que não tinha dado conta de resolver na noite anterior.

Existem até alguns casos famosos relacionados a isso como o do canadense Frederick Banting, ganhador do Prêmio Nobel pela descoberta da insulina na década de 20, que contou ter sonhado com a solução.

As chances disso acontecer serão maiores caso você fizer suas revisões logo antes de dormir, pois, aumenta suas chances de sonhar com o conteúdo.

Impacto na produtividade

Além do impacto na “limpeza” do cérebro e na consolidação das memórias, um sono de baixa qualidade ainda pode trazer:

  • Dores de cabeça;
  • Alterações de humor;
  • Depressão;
  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • E até morte prematura;

E, com certeza, você não vai aprender tudo o que pode sofrendo de algumas dessas coisas.

Perdemos muito da nossa capacidade de focar e, principalmente, de manter esse foco em alguma tarefa.

PREPARE-SE PARA DORMIR

O ideal é dormir, pelo menos, oito horas (no mínimo sete).

Duas horas antes de dormir, comece a desligar as luzes diretas que são os tablets, notebooks, etc..

Tome um banho quente. Isso relaxa os músculos e ajuda a dormir melhor.

A TECNOLOGIA TE AJUDANDO A DORMIR MELHOR

O nosso sono passa por ciclos. Cada estágio é importante para que a mente descanse e haja a consolidação da memória.

Para acordar o ideal é que isso aconteça nos estágios de sono mais leve.

Você já deve ter passado pela boa experiência de ter acordado antes do despertador, super bem e levantar da cama sem dificuldades.

Isso acontece justamente porque o despertar veio nesse estágio mais leve do nosso ciclo.

Esses ciclos duram em média de 90 a 110 minutos. E para acordar bem é necessário que consiga acordar logo após o último ciclo.

Ou seja, você calcula de 4 a 6 ciclos (que são mais ou menos as oito horas necessárias por noite) e marca para acordar logo após o último.

Exemplo:

Se, para você descansar bem, são necessários 5 ciclos e supondo que você vai deitar às 0:00Hs, então seu relógio deve despertar às 7:30Hs.

O aplicativo

Existe um aplicativo gratuito que faz o cálculo dos ciclos para você e te desperta no estágio mais leve do sono.

Você marca o horário que precisa acordar e configura uma espécie de margem de erro.

Supondo que você programe o alarme para as 7:00Hs e coloca uma margem de 15 minutos, então o aplicativo poderá despertar entre 6:45Hs e 7:15Hs.

O mais curioso é como o aplicativo faz para “adivinhar” quando estamos no melhor momento para acordar.

Os smartphones de hoje possuem um sensor que consegue detectar os movimentos do celular e esse aplicativo tira proveito disso.

Ele usa quantidade e intensidade dos nossos movimentos durante o sono para detectar em que estágio do ciclo estamos.

Por curiosidade… Quanto mais leve o estágio mais nos movimentamos.

Agora talvez você esteja pensando:

Se eu quiser acordar 7:00Hs e ele despertar às 6:45Hs vou perder 15 longos minutos de sono!?

Sim, você vai perder 15 minutos, mas, com certeza, vai acordar melhor.

Você pode baixa-lo para android e para iOS.

Como configurar?

A maneira mais simples é você já usar a pré-configuração dele que são 7:00Hs de sono com uma margem de 30 minutos.

Esse seria o caso de você querer dormir 7 horas independente do horário que deitar.

Para usar dessa forma basta você clicar em “Sleep tracking”. Após clicar você verá uma tela como essa:

Função Sleep Tracking

Você pode também configurar o horário que quer acordar como em um despertador comum.

Para isso basta clicar no sinal “+” (mais) no canto superior direito e configurar a hora que deseja.

Função De Horário Personalizado

Dúvidas na configuração do aplicativo?

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação a configuração do aplicativo…

Deixe um comentário abaixo que vou tentar responder da melhor maneira possível, blz?

APROVEITE MELHOR O SEU TEMPO

Podemos usar parte do nosso tempo ocioso para poder aprender algo. São os momentos em que estamos parados e que podíamos estar usando para aprender alguma coisa.

São os casos em que você fica preso em um congestionamento dentro do carro, na fila de um banco, fazendo uma caminhada, etc..

Aqui vão algumas dicas para que você aproveite melhor esses momentos.

Abuse de áudios

Dê preferências para cursos e materiais que estejam disponíveis em áudio.

Você pode também transformar seus cursos, que estão em vídeos aulas, em áudios com o programa Adapter e colocar no seu smartphone. Ele vai te ajudar a economizar um grande espaço que é necessário para vídeos.

E para baixar esses vídeos você pode usar um plugin chamado Video Downloader Professional (para chrome) ou o Flashgot (firefox).

E cuidado! Eu não estou incentivando a pirataria. Você deve verificar se isso é permitido e, caso sim, baixar os vídeos para você (somente para você).

Flashcards

Leve os Flashcards com você.

Com eles também é possível aproveitar o pouco tempo que você talvez tenha em seu dia para estudar e revisar.

Se você não sabe o que são Flashcards, então, você pode ler o artigo em que explico melhor sobre eles.

Técnica da Leitura Resumo

A Leitura Resumo é uma técnica de leitura que foca em partes estratégicas de um livro.

Com isso você vai diretamente na parte que importa e que irá gerar valor para você.

Fazendo isso você conseguira ler um livro em menos de uma hora (30 minutos talvez).

Acelere O Vídeo

Se usa vídeos para estudar, então, saiba que pode economizar muito tempo com eles.

É possível acelerar os vídeos para vê-los em uma velocidade maior e com isso você economiza tempo.

Ainda tem a vantagem de que isso aumenta sua concentração no vídeo fazendo com que você aprenda melhor.

Ah! É possível também acelerar áudios.

CONCLUSÃO

Se antes você sabia sobre a importância do sono agora você sabe o “porquê?” do sono ser importante.

Vimos o grande erro de se comprometer horas de sono para investir em um estudo que será pouco ou nada proveitoso.

Agora você sabe que o cérebro usa o período em que dormimos para fazer uma “limpeza”.

Você viu como a tecnologia pode de ajudar a dormir melhor.

E, por último, foram passadas algumas dicas de como aproveitar melhor seus tempo ocioso para não ter de sacrificar o seu sono durante a noite.

Abraço,

Alexandre Afonso

Imagem: pixabay