Flashcards e o Sistema Leitner

Uma das melhores técnicas de revisão.

É uma técnica bem versátil, podendo ser usada em praticamente todo tipo de estudo.

O melhor de tudo é que, com essa técnica, fica fácil otimizar o tempo gasto com a revisão.

PORQUE VOCÊ PRECISA CONHECER ESSA TÉCNICA?

Conhece a curva do esquecimento?

Veja ela na imagem abaixo:

O gráfico acima ilustra a capacidade do nosso cérebro em armazenar uma informação recém adquirida.

Ele foi gerado a partir de diversas experiências feitas pelo alemão Hermann Ebbinghaus (em 1885).

Repare na linha vermelha (a primeira). Essa é a linha que representa o que acontece quando estudamos um conteúdo e não revisamos.

Ou seja, se a revisão não for feita nas primeiras 48Hs, você, provavelmente, esquecerá entre 50 e 80% do que estudou.

As linhas sequentes do gráfico representam a retenção do conteúdo após cada revisão feita. Repare que, a cada revisão, o esquecimento é menor.

Depois de saber disso não tem como ignorar a importância das revisões.

Agora…

Qual a melhor forma de revisar? E de quanto em quanto tempo precisamos revisar?

Vamos responder isso falando sobre os Flashcards.

O QUE É UM FLASHCARD?

Um Flashcard é um pedaço de papel (melhor se for do tipo cartolina) em que…

De uma lado você escreve uma pergunta (ou definição) e do outro a resposta (ou explicação).

Em relação a quantidade, não existe um número exato ou aproximado. Você vai criar um cartão para cada definição que deseja memorizar.

Em que área do conhecimento posso aplicar essa técnica?

Um dos objetivos mais comuns em se utilizar Flashcards é no aprendizado de idiomas. Onde, de um lado se coloca a palavra no idioma nativo (ou a figura de algum objeto) e do outro a tradução.

Você pode usar para aprender fórmulas matemáticas onde de um lado estaria o nome da fórmula e do outro a própria.

Para aprender os nomes de partes da célula animal você poderia de um lado colocar o desenho com uma seta indicando alguma parte e do outro, obviamente, o nome dessa parte.

O desenho não precisaria ser algo caprichado. Se é você quem vai desenhar, então, por mais que esteja estranho não será difícil de reconhecer 🙂

Flashcards servem para o meu caso?

Além do que foi citado ainda existem muitas outras áreas do conhecimento em que podemos aplicar a técnica.

Se ficou na dúvida se funcionaria para o que deseja aprender, então, deixe um comentário abaixo para discutirmos sobre.

Gaste menos tempo com revisões

Não sei se você tem consciência disso, mas, as revisões são super importantes para retenção do conhecimento na memória de longo prazo.

Agora… Nem por isso você tem que gastar muito tempo revendo. Se existe uma técnica que ajuda nisso, então, por que não utilizar?

Uma das grandes vantagens do uso de Flashcards é que podemos otimizar o tempo que gastamos com essas revisões.

A ideia aqui é focar nos cartões em que temos o maior índice de erros.

Inclusive existe um sistema que pode ajudar nisso: O Sistema Leitner.

SISTEMA LEITNER

Esse sistema foi criado por Sebastian Leitner com o objetivo de aumentar sua própria capacidade de retenção do conteúdo estudado.

Ele consiste em separar os cartões em grupos:

  • 1. Com maior índice de erro (ou grupo inicial);
  • 2. Índice de erros e acertos iguais; e
  • 3. Maior índice de acertos.

Três grupos já está de bom tamanho, mas, poderia ser mais (cinco, por exemplo).

Agora você vai para primeira rodada de respostas e, a medida em que for acertando, o cartão é promovido para o segundo grupo.

Obviamente, os cartões em que você não acertar a resposta continuam nesse grupo inicial.

Em uma outra rodada, os que já haviam sido promovidos para o segundo grupo, caso você acerte novamente, serão promovidos para o terceiro grupo (de acertos).

Quando chegar a vez de revisar os cartões do segundo grupo novamente, você deve se atentar que, caso tenha errado um mesmo cartão duas vezes seguidas, então, ele deve ser rebaixado para o grupo de erros (grupo inicial).

Algo parecido acontecerá com os cartões do terceiro grupo com a diferença de que, ele será rebaixado mesmo que você erre somente uma vez. Ou seja, errou, então, rebaixa para o segundo grupo.

Período de revisão de cada grupo

Para o grupo um (maior índice de erros) você deve fazer uma revisão mais frequente em um período de, por exemplo, um dia.

O grupo dois pode ter um período maior para revisão de, por exemplo, 3 dias.

Já o três terá uma folga ainda maior… Por exemplo, 5 dias.

Claro que são sugestões.

No caso de ter uma prova amanhã para fazer você poderia usar um período de 30 minutos, 1 hora e 2 horas para respectivamente os grupos um, dois e três.

USE TECNOLOGIA

Existem alguns aplicativos que facilitam o uso da técnica.

Ele já inclusive vão fazendo a separação automática dos cartões que você acerta e/ou erra.

Se você conhece mais algum aplicativo para o uso de Flashcards, então, deixe ai nos comentários o nome e o link para baixar/acessar 🙂

DICAS

Para evitar a perda dos cartões, use uma caixa de sapado para organizar os seus grupos.

Caso esteja sem tempo para se dedicar exclusivamente as revisões, então, faça pequenos cartões que poderão ser levados com você para onde for. Assim você poderia revisar, por exemplo, em uma fila de banco.

Brinque! Crie um sistema de pontuação e chame alguém para disputar com você quem acerta mais repostas.

Assim fica mais divertido. E talvez, até mesmo uma pessoa que não está estudando o mesmo que você pode topar participar.

CONCLUSÃO

Não há dúvidas que essa técnica deve estar na sua caixa de ferramentas.

É fácil de ser aplicada e possibilita otimizar o tempo das revisões.

Para facilitar, ainda mais, vimos aplicativos que ajudam a gerenciar os cartões fazendo a separação automática entre os grupos de acertos e erros.

Abraço,

Alexandre Afonso

Crédito imagem capa: Pixabay